quarta-feira, abril 11, 2007

Saiu na mídia - O Popular

ASSEMBLÉIA

Concursados fazem manifestação

Heloísa Lima

Os 122 aprovados no concurso público realizado pela Assembléia Legislativa em junho lotaram as galerias da Casa ontem, por conta do fim do prazo estabelecido pelo Ministério Público (MP) para que o presidente Jardel Sebba (PSDB) apresentasse um cronograma das nomeações. Vestidos de preto – alguns usaram narizes de palhaço –, munidos de apitos, faixas e banners, os manifestantes ganharam o apoio de deputados de governo e oposição, e deixaram constrangido o presidente, que deixou o plenário logo após abrir a sessão, sem falar com a imprensa ou com os manifestantes.

Irritados com o gesto do presidente, os concursados prometem medidas mais “drásticas” nos próximos dias. “Não vamos parar de nos manifestar. E enquanto isso, vamos aguardar uma solução do Ministério Público”, disse o porta-voz dos aprovados no concurso, Délio Galvão.

De acordo com a assessoria de imprensa do MP, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon, que assumiu o caso, aguarda uma audiência com Jardel Sebba para tratar da contratação dos concursados e também do relatório, divulgado com exclusividade pelo POPULAR na semana passada, que mostra uma série de excessos cometidos pela gestão anterior, do também tucano Samuel Almeida. Ainda segundo a assessoria de imprensa do MP, o encontro não ocorreu porque Jardel alegou problemas de agenda.

Os aprovados começaram a mobilização por volta das 14 horas, quando se reuniram para uma passeata saindo da Praça Cívica em direção à Assembléia. Chegaram logo depois da abertura da sessão, às 15 horas, fazendo barulho e portando faixas, nas quais se podia ler “Cadê o diário oficial da Assembléia?” e “Nomeação de concursados: símbolo de transparência na Alego”. Apesar do grupo ser composto por apenas algumas dezenas de manifestantes, os gritos de “nomeação já, queremos trabalhar” e “chega de enrolar, queremos trabalhar” ecoaram por todo o plenário e ganhou de pronto o apoio de alguns parlamentares.

Faixas

Mais tarde, juntaram-se aos aprovados no concurso da Casa manifestantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que se manifestavam a favor do veto à Emenda nº 3, em tramitação no Congresso. Jardel deixou a sessão discretamente, pouco depois do início das manifestações.

O tucano Daniel Goulart também manifestou apoio aos concursados. “Faço coro para que essa Casa encontre logo uma solução para os concursados”, disse o parlamentar. Mauro Rubem (PT) lembrou da tribuna que o prazo de 30 dias para uma solução, estipulado pelo MP, já havia terminado e cobrou uma solução para os concursados.

O também petista Humberto Aidar fez um discurso contundente, chamando à responsabilidade todos os parlamentares. “Se não for encontrada uma solução, passaremos por picaretas, os que enganaram mais de 30 mil pessoas que pagaram pela inscrição. Não se pode admitir que uma coisa dessas manche essa legislatura.”

Fonte: O Popular

Nenhum comentário: