sábado, abril 14, 2007

Saiu na mídia - DM

Três Poderes

Judiciário é o mais confiável
Para 43,3% dos entrevistados, Justiça é a instância que resolve os problemas da população

14/04/2007
Bruno Rocha Lima
Da editoria de Política & Justiça


O Poder Judiciário foi eleito por 43,3% das pessoas ouvidas em enquete realizada pelo DM como o mais confiável. O Poder Executivo obteve 13,3% de aprovação e o Legislativo, patinho feio do trio, apenas 6,6%. Porém, 36,6% dos entrevistados disseram que não confiam em nenhum poder. Mesmo quem avaliou positivamente algum dos três, na maioria dos casos acredita que eles não resolvem os problemas da população. Pelo menos, não como deveriam.
(...)
Na cabeça da população, o Legislativo é o poder constituinte que mais está associado à corrupção e inoperância. Soma-se a isso a avaliação de que trabalha pouco e ganha muito e, ainda assim, quer reajustar seus salários. Outro dado importante é que o Legislativo é o poder cuja população mais desconhece seus atos. Na maioria das vezes, ao avaliá-lo, vinha na cabeça das pessoas apenas a palavra “política”, de forma pejorativa. “Essas pessoas que mexem com política não são confiáveis. São elas que criam as leis, mas, pelo que vemos ali, só o fazem em benefício próprio. Ficamos reféns dos corruptos”, diz o comerciário Gleiciano Veríssimo.

Também muito associado à corrupção, o Executivo encontra um pouco mais de aceitação beneficiado pelo próprio caráter do poder, cujas ações são mais visíveis e atingem de forma mais imediata a população. “O Executivo está longe do ideal, mas pelo menos está mais próximo do povo e assim fica mais fácil fiscalizar e cobrar”, acredita a universitária Aline Araújo.

O Judiciário, em geral, teve melhor classificação pelo fato de, na avaliação popular, contar com quadros mais preparados, que ingressaram via concurso público, cuja concorrência eleva o nível de qualificação. “Os quadros do Judiciário são mais éticos e preparados, a pessoa trabalha regida por normas rígidas e tem de estudar muito pra chegar lá”, diz o técnico ótico Paulo Rodrigues Batista.
(...)
Amostragem

30 pessoas foram entrevistadas em cinco pontos distintos da Capital no dia 12 de abril

Mais confiável

  1. Judiciário: 43,3%
  2. Nenhum: 36,6%
  3. Executivo: 13,3%
  4. Legislativo: 6,6%
Nota média, de 0 a 10
  1. Judiciário: 5,4
  2. Executivo: 4,7
  3. Legislativo: 3,8
Fonte e matéria completa: Diário da Manhã

Nenhum comentário: