sábado, março 03, 2007

Saiu na mídia - O Popular

ASSEMBLÉIA

Audiência mobiliza concursados

Carlos Eduardo Reche

A comissão dos aprovados no concurso da Assembléia Legislativa promete nova mobilização – a sétima em dois meses – para a reunião de terça-feira entre o Ministério Público (MP-GO) e os líderes de partidos para discutir as nomeações, às 11 horas. Ontem, deputados ligados ao presidente Jardel Sebba (PSDB) e da oposição voltaram a admitir, nos bastidores, a forte resistência das bancadas à substituição dos comissionados pelos 122 concursados.

"A mesa diretora só nomeará os concursados de forma imediata se obtiver do Executivo garantia de repasse integral do orçamento da Assembléia. Os deputados não querem que as nomeações afetem as posições políticas", diz um deputado. A Casa tem direito atualmente a R$ 20 milhões mensais para custear suas despesas, mas recebe R$ 12 milhões – a diferença vem sendo contingenciada.

Dois anos

Na quinta-feira, Jardel anunciou a recontratação de 1,6 mil dos 1,8 mil comissionados, mas afirmou que precisa dos dois anos de sua gestão (2007-2008) para nomear os 122 concursados. O MP defende a totalidade das nomeações dos aprovados para os meses de março e maio.

"Ou os deputados estão muito mal informados sobre o funcionamento da Assembléia ou estão dizendo que seremos nomeados nos gabinetes para criar algum fato. Os aprovados são para a estrutura administrativa", afirma o engenheiro de computação Alexandre Morgado, da comissão de mobilização. Os cargos da estrutura administrativa são 400 no total, nomeados diretamente pela mesa diretora, enquanto os gabinetes contratam os outros 1,2 mil. Os servidores efetivos são 420 – 20% dos 2,02 mil contratados.

Fonte: O Popular

Nenhum comentário: