quarta-feira, março 28, 2007

Resposta dos concursados e dos leitores do "Diário da Manhã" ao Dep. Jose Nelto

Em declaração publicada na Coluna "Café da Manhã" do Jornal Diário da Manhã do dia 27/Mar o Dep. Estadual Jose Nelto afirma: " “Os concursados da Assembléia erram ao promover campanha de difamação contra o Legislativo, vaiando deputados e plantando notícias negativas na internet”. A advertência é do deputado José Nelto (PMDB), que se diz simpático à causa, mas reprova os meios utilizados. 'É como um noivo que passa o tempo todo falando mal da noiva e da família dela'".

Em primeiro lugar: os aprovados respeitam a opinião dos deputados, mas é preciso responder a afirmações que não correspondem aos fatos. A Comissão dos aprovados no concurso da Assembléia Legislativa enviou comunicado à coluna em resposta às declarações do deputado José Nelto:

"Engana-se o deputado José Nelto (PMDB) ao dizer que os concursados da Assembléia Legislativa promovem campanha de difamação do Legislativo. As irregularidades cometidas por este Poder têm ganhado destaque na mídia por méritos próprios. O que fazemos é mostrar à população matérias publicadas através de nosso blog (http://assembleiagoias.blogspot.com) , uma vez que essas irregularidades se traduzem num entrave às nossas nomeações. Esperamos que a Casa apresente uma resolução para nossa situação dentro do prazo concedido pelo Ministério Público."

As palavras do Dep. Jose Nelto foram comentadas pelos leitores do Jornal Diário da Manhã. Vejam algumas opiniões, com destaque para o comentário nº 18 de Armando Naves:

(2) Marcelo Sousa (marcelocelim@ig.com.br | 27/03/2007 às 07h42) PARECE QUE O DEPUTADO JOSÉ NELTO ESTÁ AMEAÇANDO OS CONCURSADOS. DEP. DE QUE LADO O SENHOR ESTÁ? PELO QUE SEI E TENHO VISTO O SENHOR SEMPRE ESTEVE DO LADO DA POPULAÇÃO, NÃO ESTOU ENTENDENDO O QUE O SENHOR QUIZ DIZER.

(4) Leandro Miranda Ala (leandrom.ala@zipmail.com.br | 28/03/2007 às 09h20) Parabéns ao Diário da Manhã pelo direito de resposta sobre a questão levantada pelo deputado José Nelto. O mesmo tenta se fazer de vítima sobre algo que não foi criado para difamar, mas sim algo apurado pela própria mídia goiana, ou seja, são fatos. O deputado com suas declarações tenta colocar a população goiana contra a árdua luta dos concursados aprovados que precisam se humilhar para conseguir algo que alcançaram após muito esforço.

(7) Suellem Almeida (joinme@bol.com.br | 27/03/2007 às 09h13) Dep. Jose Nelto, nenhum concursado teria força para "plantar" notícias negativas na internet ou difamar a Assembleia Legislativa. São os senhores deputados os grandes responsaveis pela pessima imagem da Casa. Todos os dias surgem denuncias sobre irregularidades nos jornais: violacao do painel, desvio de dinheiro publico, nao-divulgacao do Diario da Assembleia, diretor recebendo em dobro, funcionarios fantasmas, veto ao aumento dos servidores, submissao ao executivo, contratacao ilegal de funcionarios. O concurso é apenas um dos varios motivos que transformaram o parlamento goiano em uma mancha na nossa democracia. Voces, deputados, foram capazes de nomear 1.600 comissionados mas nenhum dos 122 aprovados. O povo nao é tolo. Esta na hora de nomear esses aprovados, que trarao muito mais eficiencia ao Legislativo.

(10) Heber Valdo Nogueira (hebervn@yahoo.com.br | 27/03/2007 às 09h28) Que me desculpe o Deputado José Nelto, mas errado não estamos não. Infelizmente tivemos que esperar mais de nove meses para ver que a seriedade e o respeito não é algo corriqueiro entre os legisladores deste estado. Ouvimos inúmeras promessas, assistimos a palestras para nos ambientarmos à Assembléia e até um cronograma nos foi apresentado. O senhor, como membro atuante desta casa, provavelmente conhece esses episódios. Confiamos no trabalho dos que aí estão por vontade da população goiana, e o que vemos é um desrespeito às leis e aos princípios de moralidade e publicidade. Quando os sérios veículos de comunicação de Goiás levam à tona os números de 1600 comissionados e 420 efetivos, não somos nós que estamos plantando noticias, basta que leia a Resolução nº 1007 de 20 de Abril de 1999 para perceber que a lei, que diga-se de passagem, são os excelentíssimos senhores que fazem e votam, está sendo desrespeitada. Desculpe-me mais uma vez Deputado, mas estamos apenas buscando um direito que adquirimos com muito esforço e dedicação. Se os senhores tivessem real comprometimento com a população, todos os aprovados já teriam sido nomeados para que garantissem um serviço de qualidade e para provar que a transparência e a ética será a marca desta legislatura.

(13) Ernesto Mendes (ernestomendeso@gmail.com | 27/03/2007 às 09h50) Ilustríssimo Dep. Josó Nelto, gostaria fazer uma pequena recapitulação das manchetes publicadas nos principais jornais de Goiás sobre a Assembléia nas últimas semanas: "Suspeita de violação do painel", "Assembléia de Goiás tem o quinto pior site do Brasil, aponta estudo", "Ex-diretor recebia em duplicidade", "Em dez anos, Assembléia dobra cargos de comissão", " Jardel anuncia corte de 30%, mas preserva comissionados", "A síndrome de caixa-preta", "Práticas do tempo do Império", "Falta de clareza", "Os fantasmas de Samuel Almeida", "MP ouve presidente sobre concursados", "Promotor pede transparência na Assembléia", "Concurso público – Um interesse social que não admite desvios, por Rodrigo Dias da Fonseca", entre dezenas de outras. Será que são os concursados que estão errados? São mesmo os concursados os culpados pela degradação da imagem do Poder Legislativo goiano?

(14) Jonas Duarte (jonas.duarte@gmail.com | 27/03/2007 às 10h47) Dep. Jose Nelto, na minha modesta opiniao, a "noiva" está traindo o noivo, ou seja, a Assembléia Legislativa de Goias e os senhores deputados estão tratando os aprovados nesse concurso com um desrespeito que eu jamais imaginei. Vossas Excelencias me decepcionam cada dia mais. O concurso é a oportunidade do meu dinheiro, que sou contribuinte, ser usado para contratar pessoas qualificadas, e os senhores deputados estão extorquindo o meu direito e o direito das pessoas que passaram nesse concurso. Uma vergonha.

(18) Armando Naves (naves222@bol.com.br | 27/03/2007 às 12h47) O pior da declaração do deputado sobre o concurso ninguém percebeu e é o mais sintomático: concursados precisarem de estratégia para serem nomeados. Isso mostra, de forma muito clara e evidente, a situação dos concursos públicos em Goiás. O concursado tem que ter estratégia pra ser nomeado!! Ninguém se apercebe do disparate???? As pessoas passaram num CONCURSO PÚBLICO!

(32) stanley marques (stanley_marques@yahoo.com.br | 28/03/2007 às 09h44) Erra feio o Deputado José Nelto. De onde ele tirou isso? Os aprovados no concurso da Assembléia nunca ficaram "plantando notícias na mídia para difamar a Assembléia". Tudo o que denunciamos foram fatos, comprovados, de que estamos sendo enrolados, impunemente. E ele sabe muito bem que nenhum dos aprovados não está fazendo "campanha para difamar o Legislativo". Os aprovados no concurso estão apenas defendendo seu direito constitucional de serem nomeados, e a Assembléia, sozinha, de onde brota um escândalo por dia, é uma fábrica de absurdos (desvios de função, recebimento ilícito etc) que não precisa da ajuda de ninguém para demonstrar que não está muito bem das pernas. Atribuir a pessoas que passaram honestamente, que vem sendo enganadas por grande parte dos deputados há quase um ano, a responsabilidade pela má-imagem da Assembléia é, portanto, uma falácia, que visa prejudicar a imagem dos Concursados perante a sociedade goiana. Que vergonha, deputado José Nelto! Justo você, que comentava na imprensa a respeito da inutilidade da Assembléia, agora ajuda a perpetuar a pouca vergonha que está acontecendo nesta casa, bem debaixo do nariz do povo: concursados que foram aprovados e têm o direito de entrar pela porta da frente na Assembléia não têm seu direito respeitado. Ponto a menos para a Assembléia, que ainda mostra mais uma vez que de "Casa do Povo" não tem nada.

Nenhum comentário: