quarta-feira, maio 03, 2006

Samuel Almeida salienta importância do concurso público


Em entrevista coletiva a imprensa, nesta quarta-feira, 03, na Sala da Presidência, o deputado Samuel Almeida (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa, destacou a importância do concurso que o Poder Legislativo estará realizando no próximo mês.

Afirmou que a meta é substituir os servidores comissionados da administração por efetivos, objetivando melhorar a qualidade do serviço prestado pelo Parlamento goiano à sociedade.

Frisou que este é o terceiro concurso de grande monta realizado na história do Legislativo estadual e que as taxas de inscrições terão preços acessíveis, porque o dinheiro arrecadado será tão-somente para cobrir os custos com a realização do concurso. Espera-se a participação de mais de 50 mil candidatos.

O edital do concurso está disponível nos sites da UEG (www.nucleodeselecao.ueg.br) e da Assembléia Legislativa (www.assembleia.go.gov.br)

O que significa para a Assembléia Legislativa a realização desse concurso?

Com certeza, isso trará qualidade para a Assembléia. Temos na história da Assembléia a realização de apenas três concursos, com este. A nossa expectativa é a de que com o cargo efetivo, o funcionário tem uma preocupação maior em estar desenvolvendo trabalhos importantes para a Casa.

A meta é renovar todos os cargos comissionados da administração?
Nós temos a preocupação de que, com esse concurso, iremos preencher o máximo que conseguirmos dentro da administração, até porque temos projetos que dependem de efetivos, que dependem de investimentos, de preparo para esses funcionários. E a Assembléia poderá fazê-lo, através desses cargos, que agora serão efetivos.

São esperados quantos candidatos?
Esperamos pelo em torno de 50 mil pessoas inscritas para este concurso. Temos salários bem consideráveis, são funções bem remuneradas, e, com certeza, o concurso terá uma atração bem forte em relação à procura de candidatos para preenchimento dessas vagas.

Por que a opção pela Universidade Estadual de Goiás para a realização do concurso?
A UEG é uma instituição pública; e, ao exemplo dela, tivemos aqui o oferecimento de outras universidades, mas preferimos optar pela UEG, até porque tem experiência em realização de concursos, tem realizado bons concursos, e, mais uma vez, sendo a UEG um órgão público dará a transparência devida a esse processo.

Essa iniciativa representa também uma luta contra o nepotismo na Assembléia?
Na Assembléia temos a felicidade de ter um número bem inferior de contratações de parentes, inclusive temos uma lei e todos os parlamentares se preocupam em cumprir esta lei. De forma que a principal preocupação do preenchimento por cargos efetivos é no sentido de dar qualidade, de dar um serviço à sociedade à altura do que ela espera. Temos a expectativa, desde que assumimos a presidência da Casa, de que a Assembléia estivesse aberta para o debate, de que as comissões fossem fortalecidas; e, com certeza, appos a realização desse concurso, o funcionário estará direcionado e preparado para prestar essa assessoria à sociedade e a discussão dos projetos aqui dentro da Casa.

Por que os procuradores serão nomeados somente na próxima gestão?

O cargo de procurador depende de um preparo maior, até porque o meio-fim da Assembléia é o de legislação, de forma que essa seleção será criteriosa, onde teremos provas de avaliações em dias diferenciados, o que levará um tempo maior para concluírmos a seleção dos novos procuradores.

Os outros 122 cargos serão nomeados ainda na gestão do senhor?

Com certeza, estaremos avançando o máximo; e acreditamos que até o final da nossa administração teremos já o preenchimento desses cargos.


Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Goiás

Nenhum comentário: