quarta-feira, maio 23, 2007

Saiu na mídia - Nomeações devem começar em junho

Nomeações devem começar em junho

Márcio Leijoto

Prestes a completar um ano da homologação do concurso da Assembléia Legislativa de Goiás, os 122 aprovados fizeram uma caminhada da Praça Cívica à Casa Legislativa ontem à tarde em protesto pela demora nas nomeações. Foram com faixas, apitos e palavras de ordem assistir à sessão no plenário. Ao fim da tarde, voltaram para casa sem conseguir falar com nenhum deputado.

Mas ficaram sabendo que, em entrevista à imprensa, o presidente da comissão criada em maio para cuidar do assunto, o deputado Honor Cruvinel (PSDB), garantiu que a nomeação seria dividida em partes e a convocação começaria a partir de junho. Um pouco a cada mês. Em entrevista ao HOJE, Cruvinel garante que o cronograma será divulgado no começo da próxima semana.

Na verdade, venceu no último dia 15 o segundo prazo dado pelo Ministério Público (MP) para a Casa apresentar o cronograma. Honor diz que tem conversado com a diretoria financeira e administrativa da Assembléia para avaliar a capacidade de absorção dos aprovados no concurso, realizado em julho de 2006. "Eles protestam todo dia. Mas a comissão está estudando como absorvê-los. Estou conversando com as diretorias financeira e administrativa da Casa e até segunda-feira vamos entregar o cronograma", disse.

Desde janeiro, o grupo de aprovados vem, junto ao MP, lutando para que as nomeações aconteçam. Eles reclamam que a presidência da Assembléia não lhes dá nenhuma satisfação. "O que nós queremos é trabalhar. Investimos muito dinheiro e tempo para passar no concurso. São mais de 30 mil pessoas que se inscreveram acreditando no certame. Se eles não têm condições de nos convocar, porque então fizeram um concurso que deu a eles R$ 3 milhões em inscrições?", disse Mardone Amador Vieira Júnior, 23, aprovado para o cargo de assessor legislativo.

O primeiro prazo dado pelo MP aos deputados foi de 30 dias, a partir do início de março. No final de abril, a Assembléia criou uma comissão suprapartidária para avaliar a forma de absorver os 122 aprovados. O promotor Cláudio Braga foi designado para conduzir investigaçãoes sobre as irregularidades referentes a comissionados ocupando cargos destinados a servidores efetivos.


Fonte: Hoje Notícia

Nenhum comentário: