terça-feira, maio 15, 2007

Saiu na mídia - Jardel admite convocar aprovados

Jardel admite convocar aprovados

Venceslau Pimentel


O presidente da Assembléia Legislativa, Jardel Sebba (PSDB), deve encaminhar nas próximas semanas ao Ministério Público proposta para a convocação das 122 pessoas aprovadas no concurso público realizado pela Casa, em 2006. A elaboração do cronograma vai depender, segundo o deputado, do resultado da arrecadação quadrimestral do Estado, neste início de ano.

A expectativa da Mesa Diretora é de que, com o registro de crescimento da receita estadual, a Assembléia possa iniciar o processo de nomeação dos concursados, já que na mesma medida espera-se o aumento dos respasses destinados ao Legislativo. O duodécimo é uma verba fracionada do orçamento anual do Estado que o governo obrigatoriamente repassa todo mês para garantir o funcionamento do Poder. “O primeiro passo que demos foi criar uma comissão, presidida pelo vice-presidente Honor Cruvinel (PSDB), e agora vamos fazer uma proposta intermediada pelo Ministério Público”, disse Jardel. Os deputados ouvidos pelo HOJE defendem a convocação dos aprovados, considerando a dotação orçamentária da Casa.

Para a deputada Adriete Elias (PMDB), é obrigação da Assembléia nomear os concursados, uma vez que o Poder promoveu a seleção e deve respeito aos 30.774 mil inscritos. “A Assembléia tem que respeitar principalmente aquelas pessoas que estavam desempregadas e encontraram nesse concurso um meio de trabalhar e dignificar a sua vida também”, salientou.

Adriete sustenta que sempre se colocou ao lado dos aprovados, por entender que muitos pagaram a taxa de inscrição com dinheiro que poderia ser destinado a outras necessidades pessoais. “É mais um motivo para que sejam respeitados”, frisou. “Sempre repito que os concursados têm que ser respeitados. Se não havia vagas, por que abriram o concurso?”, questiona.

Adriete também considera providencial a intermediação do MP para apressar a nomeação. “Já está passando da hora de o Ministério Público intervir”, disse.

O deputado Luís Cesar Bueno (PT) disse que a bancada de seu partido defende – e já sugeriu à Mesa Diretora – que seja estabelecido um calendário de contratação dos aprovados, escalonado ao longo deste e do próximo ano. “Tenho informação de que a comissão criada pelo presidente Jardel Sebba está fazendo um levantamento das finanças da Assembléia para avaliar a viabilidade da proposta”, disse o petista.

RESPEITO

Na avaliação do deputado Cláudio Meirelles (PR), é natural a pressão dos concursados e, da mesma forma que a bancada petista, ele prega que seja instituído um cronograma de convocação dos aprovados. “As pessoas se inscreveram acreditando na boa fé da Assembléia, por isso, merecem ser respeitadas.”

As deputadas Isaura Lemos (PDT) e Mara Naves (PMDB) também têm manifestado solidariedade aos aprovados. Elas entendem que, se a Casa se dispôs a promover a
seleção, deve também respeitar o edital.

Fonte: Hoje Notícia

Nenhum comentário: